Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus

Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus
"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas..."

Páginas

domingo, 24 de novembro de 2013

VOCÊ SABE POR QUE SEUS RELACIONAMENTOS ENTRAM EM CRISE?

O que todo ser humano almeja e quer é se sentir realizado. A realização tem sido uma busca incansável, e essa plenitude quase sempre tem se tornado um alvo inatingível. POR QUÊ? Deus criou o homem para dominar! Sim, para dominar sobre as coisas, sobre os animais, sobre suas próprias emoções (domínio próprio). Note que Deus jamais mandou que o ser humano dominasse sobre outro ser humano (Gênesis 1). Note-se, também, que quando o primeiro homem pecou contra Deus, desobedecendo, e perdendo todas as regalias que tinha, ele perdeu também o domínio que havia lhe dado e com isso, dentro de si, abriu-se um vazio impreenchível. Cá está o homem carente de realizações, cá está o homem que outrora era pleno, mas que agora já não mais o é. Então, começamos a buscar as nossas realizações, a batalhar por elas, e geralmente essas realizações se traduzem em questões financeiras. Entretanto, você já percebeu que quanto mais se tem mais se quer? E que nunca ninguém está plenamente satisfeito com o que tem? EM SUA NATUREZA CAÍDA O HOMEM É SEMPRE INSATISFEITO.
Começamos a tentar preencher esse “vazio” através do materialismo, da busca descontrolada pela beleza física ou até mesmo através dos relacionamentos. E assim as pessoas vão sempre condicionando a sua felicidade: 1) Ao status financeiro, ao emprego ideal ou a quantidade de dinheiro que pode mudar suas vidas; 2) A aparência física, a ditadura da beleza; 3) Em encontrar o par perfeito. Contudo, você pode conseguir tudo isso e se sentir feliz, mas tal felicidade será transitória, será apenas uma ilusão, uma falsa sensação de realização, porque nenhuma dessas coisas é capaz de fazer homem ou a mulher feliz. A plenitude na vida se alcança quanto se atinge à REALIZAÇÃO PESSOAL e isto vai muito além de se conquistar coisas ou pessoas. “Pessoas que alcançaram a realização pessoal são pessoas que, cumulativamente, aprenderam a lidar com suas dores ao invés de reprimi-las; pessoas que aprenderam a ser verdadeiras, que não usam de artifícios ou subterfúgios para serem aceitas, pessoas que não têm medo de admitir suas fraquezas e limitações; pessoas que decidiram assumir o controle de suas vidas e lutar pelos seus objetivos e, principalmente, aprenderam a confiar em Deus.” A realização pessoal está intimamente ligada à AUTOESTIMA. E é a baixa autoestima o principal motivo pelo qual os relacionamentos entram em crise. Pessoas com baixa autoestima temem a REJEIÇÃO e podem se revelar com alguns dos comportamentos abaixo (dados retirados do livro Mulher Plena – Ana Maria Almeida):
I. Esforça-se para ser APROVADA POR TODOS. Pessoas assim tentam agradar todo mundo, não por serem boazinhas, generosas, mas porque temem ser desaprovadas, rejeitadas. Pessoas assim acabam perdendo a sua identidade, não conhecendo a si mesma, não sabendo o que gosta ou não, sendo flexível demais, eclética demais. Não têm opinião firme e vai sempre com a maioria. Pessoas assim podem se magoar com frequência com que os outros dizem a seu respeito; está sempre se comparando e comparando as pessoas também; está sempre se sentindo indigna ou insuficiente e se ressentem se as pessoas não alimentam sua necessidade de aprovação; Está sempre cobrando os outros dizendo que não a valorizam ou não a dão atenção e frequentemente se sentem frustradas e amarguradas; II. Esforça-se para ser PERFEITA. O perfeccionismo pode ser uma faceta do medo de rejeição. A pessoa não gosta de ser corrigida e está sempre achando também que poderia ter feito melhor. Pode incorrer na autodepreciação, são ansiosas, sentem raiva ou rancor de quem pode executar algo melhor que ela e pratica a negação desses sentimentos que a incomoda; III. Ser vencida pela AUTOPIEDADE; pena de si mesma, autocomiseração, autocomplacência; se acha uma pessoa muito sofredora, injustiçada, uma pessoa que muito batalhou, mas não conseguiu alcançar seus alvos. IV. Necessidade de SALVAR OS “NECESSITADOS”. Pessoas assim tendem a se relacionar com pessoas problemáticas. Estão sempre “com pena” dos outros e acham que devem resolver os problemas alheios. O mal disso é que por trás está uma pessoa que tem medo de ficar sozinha e que ajuda os outros para satisfazer uma necessidade interna própria, ajuda querendo sempre que as pessoas sejam dependentes dela e nunca independentes. É uma forma de suprir uma carência pessoal. É uma forma de ter as pessoas sempre por perto. Pessoas assim não conseguem nunca ficar sozinhas e exercem uma dependência doentia dos outros, ainda que mascarada. POR QUE MUITOS RELACIONAMENTOS ENTRAM EM CRISE MESMO? Porque buscamos que o outro supra as nossas carências, a nossa falta de realização pessoal. Exigimos que o nosso parceiro nos realize. Exigimos dele que ele supra as lacunas deixadas por um pai ausente, por uma mãe ausente, o sentimento de desvalor que relacionamentos passados imprimiram em nós.
Minha cara, seu problema com papai e mamãe – resolva com eles! Seu problema com outras pessoas que passaram na sua vida – resolva com elas! Seus traumas, decepções, frustrações – resolva com você mesma! Seu parceiro não deve e nem pode suprir essas lacunas! Coitado! Jamais irá conseguir. Relacionamentos exigem indivíduos inteiros, saudáveis, curados, bem resolvidos. Agora, francamente, aquele vazio “impreenchível” só Deus é quem pode preencher, só Deus é capaz de suprir todas as nossas necessidades e de nos amar incondicionalmente, por isso é imprescindível desenvolver uma verdadeira confiança em Deus. Baixa autoestima é ausência de credibilidade em si mesma, falta de senso de valor, de propósito na vida. É ter uma autoimagem doente, distorcida. Vou destacar alguns pontos (pensamentos da autora Joyce Meyer) que te ajudarão a refletir sobre uma autoimagem saudável e centrada em Deus. Desenvolva os seguintes pensamentos: 1. Sei que Deus me criou e que Ele me ama; 2. Tenho falhas e fraquezas, quero mudar e creio que Deus está trabalhando em mim, mesmo assim posso desfrutar de mim mesma e da minha vida; 3. Todos têm defeitos, então não sou um fracasso total porque não sou perfeita; 4. Vou trabalhar com Deus para vencer minhas fraquezas, mas entendo que sempre terei alguma coisa para ser tratada; 5. Quero fazer as pessoas felizes e quero que elas gostem de mim, mas o meu senso de valor não depende do que os outros pensam a meu respeito. Jesus já afirmou o meu valor pela Sua disposição em morrer por mim; 6. Não serei controlada pelo o que as pessoas pensam, dizem ou fazem. Ainda que elas me rejeitem totalmente, sobreviverei. Deus prometeu nunca me rejeitar ou condenar desde que eu continue crendo (Joao 6.29); 7. Não importa quantas vezes eu falhe, não sou um fracasso, a não ser que eu pare de tentar. Portanto, não vou desistir, porque Deus está comigo para me fortalecer e me sustentar. Ele prometeu nunca me deixar ou abandonar (Hebreus 13.5); 8. Gosto de mim mesma. Não gosto de tudo o que faço, e quero mudar – mas recuso-me a rejeitar a mim mesma; 9. Estou em paz com Deus através de Jesus Cristo; 10. Deus tem um plano bom para a minha vida. Vou cumprir o meu destino e serei tudo o que posso ser para a Sua glória. Tenho dons e talentos dados por Deus, e pretendo usá-los para ajudar a outros. 11. Não sou nada, e, no entanto, sou tudo! Em mim mesma não sou nada, mas em Jesus sou tudo o que devo ser; 12. Posso fazer todas as coisas que preciso fazer, e tudo que Deus me chamou para fazer através de Seu Filho, Jesus Cristo (Filipenses 4.13). Além disso: CONHEÇA-SE!!! CONHEÇA-SE!!! CONHEÇA-SE!!!! DEFINA QUEM VOCÊ É!!! COMECE A ANOTAR O QUE VOCÊ GOSTA E O QUE VOCÊ NÃO GOSTA, ANOTE SUAS QUALIDADES, SEUS PONTOS FORTE, E TAMBÉM OS FRACOS, O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MELHORAR, ANOTE SEUS SONHOS, O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA DAR O PRIMEIRO PASSO NA CONQUISTA DESSES SONHOS, BUSQUE CONHECIMENTO, CONHECIMENTO É LUZ, ILUMINA OS OLHOS, CLAREIA O CAMINHO!!! TAMBÉM, APRENDA A DIZER NÃO QUANDO NECESSÁRIO!!! NÃO TENHA MEDO DE ADMITIR SUA VULNERABILIDADE! REFLITA SOBRE SUAS ATITUDES E DESCUBRA SE EXPERIÊNCIAS DO PASSADO ESTÃO EXERCENDO SOBRE SEU PRESENTE MAIS INFLUÊNCIA DO QUE DEVERIA, ENFRENTE SUAS DORES, SEJA AUTORA DA SUA HISTÓRIA! VENÇA UM DIA DE CADA VEZ!
Assim, queridas, seguindo os itens que falamos logo no início sobre realização pessoal, melhorando a sua autoestima, ajustando em Cristo sua autoimagem, sua identidade e: A. Amando a si mesma; B. Respeitando a individualidade do outro; Em amor, dedicação e compromisso, você estará apta para ter relacionamentos saudáveis em todos os aspectos!!! Espero que tenha aproveitado a postagem e recebido mais luz pra sua vida!

Um comentário: